Time Lwart·23/10/2023·6 minutos

Expansão: Lwart se tornará a segunda maior rerrefinaria do mundo!

A empresa investirá na construção de nova fábrica de rerrefino de óleo lubrificante usado

A Lwart Soluções Ambientais anunciou o investimento de 1 bilhão de reais na expansão do parque produtivo em Lençóis Paulista, no interior do estado de São Paulo.

Isso trará transformações significativas e positivas não só na região, como impactará todo o País. Entenda melhor a seguir!

Planos para o futuro

Com o investimento, a capacidade de processamento do óleo lubrificante usado ou contaminado crescerá em 50%, passando dos atuais 240 milhões de litros/ano para 360 milhões de litros/ano.

Dessa forma, quando a nova fábrica entrar em operação, em 2025, a empresa se tornará a segunda maior rerrefinaria do mundo.

Referência nacional

A ampliação permitirá à Lwart Soluções Ambientais produzir maior volume de óleo básico de alta performance – chamado de Grupo II.

Vale salientar esse é o produto que o Brasil necessita de importação por não ser autossuficiente em sua produção.

“A Lwart coleta o óleo lubrificante usado em todo território nacional e com a expansão devemos crescer ainda mais em capilaridade. Isso vai garantir que um maior volume do resíduo seja gerido de forma correta e que haja, consequentemente, uma maior produção de óleo básico Grupo II no país. Estamos falando de alta tecnologia para transformar um resíduo em um óleo de extrema qualidade e que ainda reduz a necessidade de importação, dado que Brasil não é autossuficiente na produção desse tipo de óleo. Como o processo de rerrefino pode ser realizado infinitas vezes, há um impacto muito positivo na preservação ambiental”, afirma Thiago Trecenti, Presidente da Lwart Soluções Ambientais.

O presidente ainda complementa:

“O fato de a agenda ESG ter entrado de forma definitiva na pauta mundial colabora diretamente para o aumento da demanda pelas soluções oferecidas pela Lwart, que já nasceu com o DNA da sustentabilidade”.

Outro importante ponto a ser destacado é a geração de empregos.

Durante a construção da nova planta, são estimados até 1.200 novos postos de trabalho.

Após o período de construção, a empresa estima que 400 empregos diretos serão adicionados na operação.

OLUC – o vilão da sustentabilidade

O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um resíduo perigoso e um dos principais vilões do meio ambiente e da saúde.

Isso acontece devido ao alto poder de contaminação de água, solo e ar, quando descartado incorretamente.

No Brasil, a legislação estipula que o único destino correto para o OLUC é o processo de rerrefino, uma espécie de reciclagem que, por meio da tecnologia, transforma o resíduo em óleo básico para a produção de novos lubrificantes.

Entenda melhor logo abaixo!

  • Tecnologia de ponta

A gestão do OLUC realizada pela Lwart é uma referência no setor e um exemplo de economia circular.

A tecnologia empregada pela empresa permite a transformação e maximiza o reaproveitamento do óleo lubrificante já usado que entra no processo industrial.

A maior parte deste resíduo é transformado em óleo básico de alta performance e reinserido na cadeia produtiva, cujo processo pode ser feito infinitas vezes. Isso mantém as características e a qualidade de um produto de primeiro refino.

O restante do processo gera subprodutos, como combustível gerador de calor para a própria planta e um composto asfáltico usado na construção civil.

“Investimos continuamente em inovação e tecnologia para melhorar nosso rendimento e qualidade dos nossos produtos. Isso nos posiciona como referência nacional e internacional na logística reversa e na transformação de OLUC e entendemos que podemos contribuir muito com desenvolvimento do país e com o futuro do planeta”, complementa Trecenti.

Lwart na mídia

Um dos maiores jornais do Brasil no ramo de economia e negócios, o Valor Econômico, conversou com exclusividade com Thiago Trecenti.

Para a publicação, o presidente da Lwart destacou mais informações sobre a expansão e os próximos projetos.

Hoje a empresa é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, e única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II) a partir desse resíduo.

Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, também coleta, destina e transforma diversos tipos de resíduos sólidos comerciais e industriais.

São cerca de 80 mil clientes atendidos todos os anos e 19 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhadas pelo Brasil.

Para ler a versão em inglês, clique aqui.

Compartilhe nas redes sociais:

Comentários

Últimas Publicações

Conheça o Pagoo by Lwart: Aplicativo inédito para motoristas coletores
Conheça o Pagoo by Lwart: Aplicativo inédito para motoristas coletores