Time Lwart·15/07/2022·5 minutos

Óleo vegetal X Óleo Mineral: qual a diferença?

Você já se perguntou qual é a diferença entre óleo mineral e óleo vegetal? O principal ponto está na origem de cada um. Os óleos minerais estão entre os muitos derivados do petróleo, enquanto os óleos vegetais são extraídos de plantas oleaginosas, sobretudo de suas sementes. Isso lhes confere características distintas, que os tornam adequados para diferentes aplicações. Confira a seguir algumas delas.

As diferenças entre óleo vegetal e óleo mineral

Óleo Mineral

O óleo mineral é formado por uma mistura de hidrocarbonetos, compostos de carbono e hidrogênio. Ele serve como material base para a fabricação de produtos para usos industriais, automotivos, cosméticos, farmacêuticos, entre outros. Esse óleo é subdividido em dois tipos:

Óleo mineral lubrificante

Um óleo mineral com propriedades lubrificantes é capaz de formar uma película que reduz o atrito entre duas superfícies em movimento, minimizando o desgaste e a geração de calor. Por isso, seu uso está mais associado à fabricação de óleos para equipamentos industriais, motores, engrenagens e fluidos hidráulicos ou de transmissão.

Óleo mineral não lubrificante

Outras aplicações do óleo mineral estão relacionadas, por exemplo, à formulação de isolantes para transformadores elétricos e adjuvantes para preparo de caldas de pulverização em lavouras. Além disso, também pode ser utilizado na produção de fármacos e cosméticos por suas propriedades hidratantes.

Óleo Vegetal

Os óleos vegetais são constituídos por triglicerídeos, moléculas que desempenham papel importante na dieta humana. Apesar de seu uso predominante ser voltado ao setor alimentício, esses óleos também podem ser usados como matéria-prima para a produção de biocombustíveis e estão presentes na composição de fármacos e cosméticos. Alguns desses óleos têm aplicações em comum com óleos minerais, como a fabricação de plastificantes para a produção de borracha, fluidos isolantes elétricos e adjuvantes agrícolas.

Impactos ao meio ambiente

Sempre que descartados de modo inadequado, os óleos provocam impactos negativos ao meio ambiente, como impermeabilização do solo, poluição dos lençóis freáticos e morte de espécies aquáticas. Por isso, é importante que os geradores deste resíduo sigam a legislação e façam sua destinação de maneira adequada, seja o óleo de origem vegetal ou mineral.

Na Lwart, realizamos a coleta de todos os tipos de óleos minerais usados que são encaminhados a um de nossos 18 centros de coleta. Nossos funcionários chegam a mais de 3.300 municípios em todo o Brasil para coletar o óleo usado, que em seguida é enviado à nossa unidade de rerrefino em Lençóis Paulista (SP). Nesse processo, o resíduo é tratado e transformado novamente em óleo básico com altíssima qualidade e pureza, de forma que o óleo usado ganha um destino nobre e volta ao mercado pronto para ser usado novamente.

FONTES:
https://www.ecycle.com.br/quais-as-principais-diferencas-entre-oleos-minerais-e-oleos-vegetais/
https://www.ecycle.com.br/oleo-mineral/#O-que-e-o-oleo-mineral
https://www.ecycle.com.br/oleo-vegetal/
https://brasil.pochteca.net/o-que-e-oleo-mineral/
https://valvoline.com.br/o-que-e-como-funciona-e-como-escolher-o-oleo-lubrificante-para-o-seu-carro/
https://www.brasquimica.ind.br/blog/qual-a-diferenca-entre-oleos-minerais-e-oleos-vegetais

Compartilhe nas redes sociais:

Comentários

Últimas Publicações

Conheça o Pagoo by Lwart: Aplicativo inédito para motoristas coletores
Conheça o Pagoo by Lwart: Aplicativo inédito para motoristas coletores