Time Lwart·07/06/2021·5 minutos

Uma vida de empreendedorismo, amor à família e a Lençóis Paulista

Renato Trecenti, um dos fundadores da Lwart, faleceu aos 86 anos

Na última sexta-feira, dia 04/06, um dos nossos fundadores, Renato Trecenti, faleceu aos 86 anos.

Empreendedor brasileiro de sucesso, Renato nasceu em Lençóis Paulista/SP em 11 de agosto de 1934 e era o filho caçula do pecuarista e comerciante Carlos Trecenti e de Maria Guedes, que tiveram outros cinco filhos: Emília, Adélia, Luiz, Wilson e Alberto.

Desde muito jovem, teve o empreendedorismo correndo nas veias e uma visão de negócio muito apurada, características que aliadas com sua dedicação ao trabalho e à família, levou Renato a construir, junto com os irmãos, um grupo de empresas de sucesso – o Grupo Lwart.

Na década de 70, tinha o sonho de ter um negócio de processo contínuo e a partir dele vislumbrou e convenceu os irmãos a investir no ramo de coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados, nascendo assim a Lwart Lubrificantes – atual Lwart Soluções Ambientais.

Em meados da década de 80, em mais um ato empreendedor, demonstrou à família a importância de investir em um novo ramo, o de celulose. Assim surgiu a Lwarcel Celulose, empresa referência, que foi vendida a uma multinacional no ano de 2018.

Nos anos 90, ainda à frente das empresas do Grupo Lwart, ajudou na concepção de mais um novo negócio, a Lwart Química, empresa que produzia produtos de impermeabilização para construção civil. Em 2014 também deixou a árvore do Grupo Lwart e continuou suas atividades sob o comando de uma multinacional Suíça.

Renato se afastou das operações das empresas em 2008 e passou a fazer parte dos Conselhos de Administração e Sócios até 2018.

Casado com Rosa Maria Coneglian Trecenti, teve dois filhos: Fernanda e Carlos Renato. Foi presenteado também com três netas: Giulia, fruto do casamento de Fernanda com Peter, e Sofia e Giovanna, frutos do casamento de Carlos Renato com Sara.

Sempre teve como paixão sua família e os negócios. Em todos os momentos de sua vida, Renato Trecenti externou seu amor pela sua cidade natal. Assim como seus irmãos, nunca cogitou levar os negócios da família para outro local e incentivou as novas gerações a continuar investindo em Lençóis Paulista.

Pessoa muito discreta, com uma energia contagiante e um espírito empreendedor, Renato Trecenti deixa um grande legado para sua família, para sua cidade natal Lençóis Paulista e para o País.

Compartilhe nas redes sociais:

Comentários

Últimas Publicações

vilao-oluc-lwart
vilao-oluc-lwart