Time Lwart·09/11/2023·6 minutos

OLUC: conheça o vilão ambiental que ilustra os perigos do óleo lubrificante usado

Para dar luz à importância do descarte correto do OLUC, Lwart lança personagem que estará presente na comunicação

vilao-oluc-lwart

Você já ouviu falar no OLUC? Talvez você não o conheça pelo nome, mas com certeza já teve algum contato.

O OLUC, mais conhecido como Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, é aquele óleo preto que sai das máquinas e motores quando é feita a troca de óleo. Ou seja, onde tem motor, tem óleo lubrificante usado - dos carros de passeio até as grandes máquinas do agronegócio.

Ele é altamente perigoso e um dos principais vilões atuais do meio ambiente e da saúde humana, se descartado incorretamente. 

Segundo a Ambioluc, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. 

Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, conforme dados da Cetesb.

Entenda mais a seguir:

OLUC: um risco para o meio ambiente

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) determina que “todo Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado deve ser recolhido, coletado e ter destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação dos constituintes nele contidos”.

As mesmas diretrizes determinam que o OLUC deve ser entregue a uma empresa coletora, devidamente autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), para realizar essa tarefa.

Isso significa que o rerrefino, uma espécie de reciclagem do óleo lubrificante usado, é o único destino correto do resíduo previsto pela lei brasileira.

E com este processo, é possível extrair o óleo básico do óleo lubrificante usado, permitindo que ele seja devolvido ao mercado com as mesmas características e dando a este composto uma vida infinita.

Olha só como funciona o ciclo de rerrefino do OLUC promovido pela Lwart:

De olho neste Vilão

Para trazer luz aos danos que este vilão pode causar no meio ambiente, quando há o descarte incorreto, a Lwart criou um personagem que agora estará presente em toda a comunicação da companhia, trazendo conscientização e dando visibilidade à problemática do descarte incorreto do óleo lubrificante usado.

A ação é uma parceria com a Tech and Soul, agência responsável por toda a comunicação publicitária da empresa.

O personagem estreou após as ativações da marca no GP São Paulo, onde a Lwart assinou como Coletora Oficial de Óleo Lubrificante Usado do Grande Prêmio de São Paulo 2023 – realizado neste último fim de semana, na capital paulista.

O projeto ainda contemplará ações de Out of Home, no digital e nas redes sociais. Uma das suas aparições especiais aconteceu no dia 7 de novembro, com intervenção na edição impressa do Valor Econômico – que deixou a capa do jornal “contaminada” com óleo para, na página seguinte, reforçar os perigos do descarte incorreto do óleo lubrificante usado.

Presença nos eventos automotivos

Pelo segundo ano consecutivo, a Lwart esteve no GP São Paulo de F1 realizando a coleta do óleo lubrificante usado nos carros de todos os pilotos. 

O projeto previu a instalação de tambores na área de boxes, para a coleta do óleo lubrificante usado nas escuderias, durante todo o período da etapa brasileira. A equipe Lwart foi responsável pelo manuseio, armazenagem e transporte à fábrica da empresa localizada em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado.

Com isso, o destino correto desse resíduo está garantido e o GP São Paulo de F1 recebe o Certificado de Destinação Final, documento de valor legal que assegura a conformidade com as normas ambientais.

Além do GP São Paulo, a Lwart foi a patrocinadora do Rally dos Sertões neste ano, e marcou presença na Stock Car, sendo a responsável pela coleta do resíduo em todas as etapas da temporada. As ações têm o objetivo de deixar as competições automotivas ainda mais sustentáveis.

Agora chegou a sua vez de não deixar esse vilão à solta: ao trocar o óleo do seu veículo, pergunte qual o destino dele e vamos juntos combater esse vilão ambiental!

Compartilhe nas redes sociais:

Comentários

Últimas Publicações

Conheça o Pagoo by Lwart: Aplicativo inédito para motoristas coletores
Conheça o Pagoo by Lwart: Aplicativo inédito para motoristas coletores