Time Lwart·23/09/2021·8 minutos

Programa oferece oficinas gratuitas para estimular a consciência ambiental em Lençóis Paulista

Chamado de Programa de Educação Cultural (P.E.C.), a iniciativa é apresentada pela Lwart Soluções Ambientais e voltada para crianças e jovens da rede pública de ensino ou atendidas por entidades beneficentes.

Como os nossos hábitos do dia a dia podem ser adaptados para colaborar com a proteção do meio ambiente e uma sociedade mais sustentável? Para estimular a conscientização e a adoção de boas práticas, o Programa de Educação Cultural (P.E.C) chega a Lençóis Paulista e quer envolver, entre os meses de setembro e novembro de 2021, alunos dos ensinos fundamental 2 e médio, além de jovens de instituições beneficentes com idades entre 13 a 18 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.ntics.com.br/peclwart. 

O Programa oferece também capacitação para educadores e embaixadores líderes do programa, para a formação de agentes multiplicadores. Eles são convidados a participar de um workshop on-line no dia 29 de setembro e que vai apresentar conteúdos e ferramentas para projetos em educação ambiental. As inscrições para este público são aceitas até o dia 28 de setembro.

Aos alunos e jovens, o P.E.C oferece oficinas on-line que vão tratar sobre meio ambiente, sustentabilidade, além de orientações para o desenvolvimento de projetos que possam resolver problemas da cidade em relação aos temas abordados. A abertura do Programa, bem como a primeira oficina, está marcada para o dia 20 de outubro. O prazo para inscrição para este público é até o dia 19 de outubro

Como vai funcionar

Os participantes formarão equipes para desenvolver os projetos, que serão submetidos a uma banca avaliadora, responsável por escolher a melhor iniciativa, aplicável na prática. Os integrantes da equipe vencedora, assim como o educador orientador do grupo, serão presenteados, cada um, com um notebook. Além da premiação, as instituições de ensino participantes são estimuladas a promover uma Feira de Ideias para expor todos os trabalhos apresentados e incentivar outras crianças e jovens a se tornarem agentes de transformação local. 

Patrocinado pela Lwart Soluções Ambientais, pela Lei de Incentivo a Cultura, com realização pela Cultura Ambiental, em parceria com a NTICS Projetos, e apoio do Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura e do Instituto LideraJovem e Desafio Faça Acontecer, o projeto será realizado também nas cidades paulistas de Quatá e Macatuba, além de outras localidades do país.

"A Lwart é uma empresa que tem a sua marca fundamentada na transformação. Nós buscamos sempre promover e apoiar ações com foco na aprendizagem, em comunidades onde estamos inseridos. Esse projeto que apresentamos, o P.E.C, busca impulsionar o desenvolvimento das crianças e jovens nos conceitos em que nós também acreditamos: educar para transformar. Assim poderemos deixar um legado de respeito ao meio ambiente e, sobretudo, contribuir para uma sociedade mais sustentável", afirma Laura Camara, Gerente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da Lwart Soluções Ambientais.

Projeto alinhado aos ODS da ONU

O P.E.C. foi idealizado para atender a metas de cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com seus países membros, entre eles, o Brasil. Os ODS atendidos são: Educação de Qualidade (ODS 4), Água Potável e Saneamento (ODS 6), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12), Vida na Terra (ODS 15) e Parcerias e Meio de Implementação (ODS 17). 

Durante e após o término do Projeto, os participantes poderão acessar uma exposição virtual de fotos sobre conservação do meio ambiente, que ficará como legado para a cidade no site do projeto. “Acreditamos na educação como ferramenta essencial para a transformação de hábitos que podem contribuir para uma sociedade mais sustentável. Também acreditamos na potência das crianças e jovens em estimular e promover essas transformações. É para isso que idealizamos este projeto, já realizado com sucesso em algumas cidades e que agora chega em algumas cidades de São Paulo e de outras regiões do país”, explica o diretor de expansão da NTICS Projetos, Abílio Martins. 

 SERVIÇO

O quê? Programa de Educação Cultural (P.E.C.)

Quando? De setembro a novembro de 2021

Para quem? Estudantes da rede pública de ensino e jovens atendidos por entidades beneficentes.

Quanto? Gratuito.

Inscrições e mais informações: www.ntics.com.br/peclwart

CRONOGRAMA

Workshop de Capacitação: 29 de setembro, com duas opções de horários (9h às 10h ou das 15h às 16h).

Abertura e Oficina 1: 20/10, das 9h às 10h ou das 14h às 15h.

Oficina 2: 27/10, das 9h às 10h ou das 14h às 15h.

Oficina 3: 03/11, das 9h às 10h ou das 14h às 15h.

Compartilhe nas redes sociais:

Comentários

Últimas Publicações

vilao-oluc-lwart
vilao-oluc-lwart