Grupo Lwart Lwart Lubrificantes

Silvicultura

Voc est em:   Home Lwarcel Celulose Florestas de Eucalipto Melhoramento Gentico

Silvicultura

Melhoramento Gentico

Através da tecnologia de melhoramento genético, a empresa busca:


- a obtenção de indivíduos e/ou populações adaptados às condições de solo e clima da região.
- resistência à pragas e doenças.
- a melhoria da produtividade da floresta (volume de madeira).
- a melhoria da qualidade da madeira (densidade básica, rendimento em celulose, etc).
- a manutenção da variabilidade genética, garantindo assim a continuidade do programa de seleção. 

Programa de melhoramento:

A longo prazo, o melhoramento de populações é baseado em processos cíclicos de seleção. Esta seleção compõe-se de quatro fases principais: obtenção de material genético, avaliação, seleção e recombinação. 


A base de desenvolvimento deste programa está na utilização e ampliação da base genética para gerar e selecionar árvores cada vez melhores, adaptadas às condições de solo e clima da região, cada vez mais produtivas e mais adequadas tecnologicamente à produção de celulose. 


Para alcançar o melhoramento, são utilizadas as seguintes técnicas: formação de Áreas de Produção de Sementes (APS’s), a seleção de árvores superiores para clonagem e a produção de sementes através de polinização controlada.


O melhoramento genético permite, portanto, aumentar a cada geração, o número de indivíduos com as características desejáveis, visando sempre a melhoria da produtividade, adaptabilidade e qualidade da madeira das árvores plantadas comercialmente. Com isso, é possível reduzir o consumo de madeira e de produtos químicos no processamento da celulose, o que gera, em última instância, menores custos e menor demanda de área florestada.

 



Zoom