Grupo Lwart Lwart Lubrificantes

Controle de Qualidade

Voc est em:   Home Lwarcel Celulose Celulose Controle de Qualidade

Controle de Qualidade


Zoom

O Controle de Qualidade tem como finalidade fiscalizar e desenvolver processos e soluções técnicas para o atendimento às áreas operacionais e aos clientes.

Principais itens analisados/objetivos


Caracterização da madeira:
avaliação e agrupamento da matéria-prima advinda das várias florestas, com o objetivo de minimizar oscilações no processo/produto.




Controle do recebimento de produtos químicos: checagem mediante especificação pré-estabelecida da qualidade dos insumos empregados na fábrica.



Acompanhamento das variáveis do processo: ensaios analíticos das várias etapas que em conjunto com as medições on line, permitem ajustes operacionais em todo processo.

Caracterização de elementos químicos do processo e da madeira: por meio de técnicas analíticas, juntamente com os equipamentos de Absorção Atômica, NIR e Cromatografo de Ions,  podemos identificar elementos químicos (cálcio, sódio, sílica, ferro, lignina, extrativos, teor de celulose, hemicelulose, etc) nas amostras de madeira, polpa de celulose, contaminantes e incrustações de processo, possibilitando tomarmos decisões rápidas .

Controle de qualidade do produto final: ensaios que especificam as características da celulose quanto à alvura (ensaio ligado a cor da polpa), sujidade , viscosidade, resistência mecânica das fibras, nível de cinzas, porosidade das fibras e outros parâmetros menos frequentes.


Como forma de tornar a aplicação de seus produtos mais assertiva em função das características de suas fibras, a Lwarcel possuí uma estrutura de Atendimento Técnico ao Cliente com profissionais experientes em aplicações diversas. Como objetivo principal, este grupo busca contribuir para a otimização dos processos e produtos dos parceiros no que se refere à aplicação da celulose, disponibilizando-se a acompanhar testes industriais de rotina, testes de validação de aplicação, etc. Dentro de um conceito de parceirização a empresa disponibiliza seu Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento, para execução de ensaios que elucidem ocorrências e especialmente criem possibilidades para a otimização dos processos e/ou melhoria de qualidade do produto do cliente.
 


Atividades de Pesquisa:
 
Avaliação da madeira para desenvolvimento de clones:
parte de um trabalho que tem como objetivo promover melhorias genéticas na madeira de eucalipto cultivada.
Simulações de etapas do processo:
possibilitam testar melhorias e modificações das condições operacionais , substituição de auxiliares de processo, etc, antecipando os efeitos no processo. Destacam-se as simulações de cozimento e sequências de branqueamento.


Desenvolvimento de novos produtos:
como produtor de fibra curta de eucalipto branqueada, o constante desenvolvimento  de alternativas de produtos e processos é determinante nas atividades de pesquisa.




Zoom

SGQ – Sistema da Garantia da Qualidade

Por meio do seu sistema de qualidade, a Lwarcel estabelece formalmente procedimentos e instruções de trabalho que orientam a realização das atividades, tanto nos seus aspectos técnicos, como de segurança e ambientais. Nos procedimentos e instruções, também são definidos os padrões de qualidade esperados, a partir dos quais é realizado o monitoramento das atividades. Com base nos resultados do monitoramento são adotadas medidas de correção e melhoria.


O Sistema de Garantia da Qualidade é formado pelos seguintes índices


Índice Geral de Qualidade de Serviços (IGQS)
Este índice representa a qualidade dos serviços e produtos florestais. Através dos monitoramentos realizados no viveiro, na silvicultura e na colheita. Aponta o desempenho mensal da qualidade das operações florestais.


Inventário de Sobrevivência 15 e 90 dias
Indica o percentual de sobrevivência e as causas da mortalidade. Os resultados são utilizados para a definição da necessidade de replantio e para o acompanhamento do desenvolvimento da floresta.


Índice Lwarcel de Qualidade de Florestas 180 dias

Este índice representa a qualidade das florestas 180 dias após o plantio. Na avaliação dos talhões são observados os seguintes itens: sobrevivência, densidade, homogeneidade, aspecto nutricional, mato competição, formiga, pragas/outros e conservação de solos. Estes itens compõem um índice que representa a qualidade da floresta nesta fase e ainda pode facilitar predições a respeito da produção.


Programa 5 “S”

Todos os funcionários são treinados quanto aos sensos de utilização, organização, limpeza, higiene e autodisciplina. Trimestralmente ocorrem auditorias, assegurando a manutenção do programa.